Diretoria
Promovendo a literatura e as artes da Guiné-Bissau no Rio de Janeiro


Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Chanceler – Eng.º Manuel Maria Beninger Simões Correia
Presidente da Direcção – Eng.º Fernando Henrique Vaz Mendes
Vice-Presidente da Direcção – Dr. Juliano Pedro Martins Nunes
Secretário – Isidro da Silva Teixeira
Tesoureiro – Dr. Élio Correia Amaro
Presidente do Conselho Fiscal – Dr.º Francelino da Cunha
Delegada para a República Federativa do Brasil: Profa. Dra. Eva Vider
ALAB - RJ
Promovendo a literatura e as artes da Guiné-Bissau no Rio de Janeiro


Delegado da ALAB - RJ


Gabriel César Dias Lopes desenvolveu sua trajetória acadêmica e profissional com dedicação constante ao estudo e ao trabalho responsável nas áreas de Educação, Psicologia, Administração e Direito. Ao longo dos anos, buscou formação sólida em instituições nacionais e internacionais, sempre pautado pela ética, pela seriedade e pelo compromisso com a produção de conhecimento.
Realizou pós-doutorado em Direito pela JHPCU (Miami, FL). É Ph.D. em Educação pela European International University (EIU), na França, com diploma revalidado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Concluiu ainda um doutorado profissional em Psicologia (Psy.D.) pela mesma instituição e é Doutor em Administração pela Université Américaine des Sciences et du Développement International, reconhecida pelo Ministério da Educação Nacional e Formação Profissional do Haiti.
Sua formação inclui um Mestrado Executivo em Administração pela IPES Business School, um Mestrado em Educação pela Central Christian University, além de graduação em Administração, Direito e Teologia. Possui ainda formação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos e especializações em áreas diversificadas, como Psicanálise, Neurociência Clínica, Acupuntura, Homeopatia, Direito Desportivo e Marketing Estratégico.
Atua como Diretor de Relações Internacionais e Coordenador de Pós-graduação Lato Sensu na Faculdade de Ciências Médicas e Jurídicas (FACMED). É Chanceler do Belgrovia Institute of Management (Michigan) e representante autorizado da Azteca University (México). Contribui ativamente para a pesquisa científica, integrando a Comissão Científica da Revista Caderno Pedagógico (Qualis A2). É criador e editor-chefe da Revista Cognitionis e atua com responsabilidade editorial no International Journal of Professional Business Review, no Brazilian Journal of Development e em periódicos internacionais, além de compor comitês editoriais em instituições na Grécia e na América Latina.
Fundou e dirige a Logos University International (UniLogos), instituição Autorizada pelo Ministério da Educação Nacional da França, fruto de seu trabalho de longa data com educação transnacional.
Com quase duas décadas de docência, recebeu reconhecimentos que valorizam sua contribuição educacional. Entre as distinções, constam o Awards for Education Excellence, outorgado nos Estados Unidos; o título honorífico Coronel de Kentucky; e a nomeação como Arkansas Traveler, além de homenagens da Casa Legislativa do Estado do Texas. Também recebeu o título de Cidadão do Mundo pela UNESCO (WPO), em cerimônia realizada na Grécia.
Foi agraciado com Doutorados Honoris Causa por instituições como a Universidad de Aquino Bolívia (UDABOL), Pro Deo State University (EUA), Universidad Empresarial da Costa Rica e Universidade Peruana de Ciências e Informática.
Participa de grupos de pesquisa certificados pelo CNPq, como o Gergila (IFAL) e o NPGESSEC (UNIFAP). É membro da Australian & New Zealand Mental Health Association, da American Psychological Association (APA), do Conselho Federal de Administração (CRA-MG) e do Conselho Brasileiro de Psicanálise (CBP). Atua ainda como supervisor da Global Academy of Finance & Management (GAFM).
É autor de 70 artigos científicos indexados em bases de referência e publicou livros voltados à educação, psicologia, gestão e temas contemporâneos, sempre com foco no rigor acadêmico e no impacto social do conhecimento.
Em 2021 tornou-se membro correspondente da Academia Boyacense de La Lengua (Colômbia) e da Academia de Letras e Artes da Guiné-Bissau, a primeira e única academia nacional do país. Em 2024 recebeu o Grau de Palma de Ouro 1ª Classe da Academia de Letras da Guiné-Bissau e passou a atuar como Delegado da instituição no Estado do Rio de Janeiro. No mesmo ano, foi agraciado com a Ordem do Mérito no Grau Grã-Cruz, com bênção especial de Dom José Lambra Cà, bispo da Diocese de Bissau.
Sua trajetória segue orientada pelo compromisso com a pesquisa séria, o desenvolvimento institucional e a formação ética de profissionais em diversas áreas do conhecimento.




